ABC do narguile

Narguile. O nome vem do turco arguil. Significa cachimbo. A origem é disputada por turcos, árabes, persa, indianos e ganhou a cabeça do ocidente.

A fama vem de longe e entre os apreciadores antigos e famosos do narguile estão artistas como o pintor francês Jean-Auguste Dominique Ingres (1780-1867) e, seu conterrâneo, o escritor Honoré de Balzac (1799-1850). Balzac colocava outras ervas e essências para saborear sua sessão de sisha.

O narguilé é uma das mais antigas tradições árabes, indianas e turcas. Um passatempo feito, na maioria das vezes, de forma coletiva. A pessoa fuma e passa para o amigo ou visitante. E a conversa rola. Ele simboliza a hospitalidade, serenidade e harmonia.

E como é o narguile?

1 – No topo, fica a tigela, em barro ou metal, onde se acende a erva. Logo abaixo, em volta dela, um pratinho recolhe as cinzas

2 – Aro: o tabaco é colocado no topo do narguile que é perfurado e coberto com um aro cilíndrico para que a brasa seja protegida do vento.

3 – Corpo: Aqui começa o corpo, feito de vidro, similar a um decantador. Nele fica o líquido – água e essências (chás aromatizados ou até sucos de frutas).

4 – Para conduzir a fumaça da tigela ao líquido e, então, aspirá-la há uma mangueira, tradicionalmente feita em âmbar, embora hoje os modelos mais comuns sejam de borracha mesmo. A fumaça passa pelo líquido para ser resfriada e ter seu sabor acentuado.

5 – Na ponta da mangueira fica o bico, ou piteira, quase sempre de madeira envernizada.

O objeto do prazer do narguile é o tabaco que pode ser feito com dois, três ou mais ingredientes. O primeiro é conhecido como muessel que significa “adoçado”. Esse nome foi dado devido ao ingrediente usado como uma espécie de cola tipo melaço ou mel.

O segundo é o “tumbak” que é o tabaco (fumo) propriamente dito. O terceiro, é o “jurak” de origem indiana. Pode ser considerada como uma substância intermediária entre as duas primeiras. As frutas e óleos são adicionadas ao tabaco e formam o que nós chamamos no Brasil de essências.

 

Gostou das dicas? Se você tiver alguma sugestão de texto para a Nargsmoke, envie para atendimento@nargsmoke.com.br.

Aproveite para navegar no site e conferir nossas promoções.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Tumblr
Carrinho de compras
Rolar para cima